O terreno localiza-se na freguesia de Boelhe, em Penafiel numa zona marcadamente rural. Ao fundo o rio Tâmega demarca o local. A abordagem quer-se minimal – Uma arquitectura nula. Integrada na paisagem. Privilegiando as vistas. O programa habitacional engloba uma sala comum com vistas sobre o rio, cozinha de partilha e convívio, quarto para visitas, dois quartos, uma suite e instalações sanitárias de apoio. Pretende-se um espaço anexo generoso para áreas técnicas, armazenamento e garagem para carros e alfaias agrícolas.
Assume-se a localização e orientação predominante das implantações existentes. Daí até ao rio, o terreno desce acentuadamente. Privilegiam-se as melhores vistas a nordeste, garantindo uma melhor exposição solar a nascente e sul. A poente, o volume arbóreo impede o sol vespertino.
O caminho existente ao longo do limite a sul é mantido como acesso viário e de serventia da casa, terminando num grande largo de chegada e distribuição para os socalcos subsequentes. O acesso à entrada principal da casa faz-se através do caminho desenhado no terreno, que vai descendo até encontrar a casa.
Os espaços da casa estruturam-se em torno do pátio central. Zona de quartos a poente, com exposição a nascente; Espaços sociais a nascente, com vistas panorâmicas.