O projecto da Clínica Dentária Dr. Jorge Barros num edifício histórico da cidade de Guimarães contempla dois consultórios médicos, sala de ortopantomografia, bem como restantes espaços necessários ao seu funcionamento.
Pretende-se que as zonas de acolhimento transmitam uma imagem apelativa e contemporânea. O movimento ondulatório das paredes permite a ocultação dos pilares estruturais e a adequação das áreas dos consultórios, bem como induzir à vivência do percurso.
Publicado em:
www.archdaily.com
No término, a clarabóia inserida no contexto geral da arquitectura, envolve todo o espaço de espera. A iluminação led encastrada nas paredes e o pavimento vinlilico escuro enaltecem o carácter escultórico do espaço.
A meio do percurso, o volume da recepção faz charneira entre entrada, espera, consultórios e compartimentos técnicos de apoio, garantindo a perfeita articulação entre os distintos espaços.
Nas zona técnicas, os princípios normativos técnicos e legais ditam a organização e desenvolvimento dos espaços.
Dividiu-se o programa funcional em dois momentos distintos – As zonas de acolhimento – a entrada, recepção e sala de espera e as zonas técnicas – Consultórios médicos, sala de ortopantomografia, sala de desinfecção e restantes áreas técnicas. Os espaços de permanência seguem a iluminação natural – os consultórios localizados junto aos envidraçados das montras; a recepção e sala de espera sob a clarabóia.