A Farmácia da Devesa encontra-se situada em Vila Nova de Famalicão, entre as áreas verdes da cidade e o centro urbano. A sua localização privilegiada, com acesso viário direto pela Avenida do Brasil, desempenhou um papel fundamental na escolha do local e na concretização do projeto. A via de acesso é uma das principais entradas para o centro da cidade e oferece um franco acesso pedonal, ciclável e automóvel.
A intervenção arquitetónica da Farmácia da Devesa respeita a preexistência, composta por dois volumes paralelepipédicos desfasados. O projeto adiciona uma platibanda curva que unifica a volumetria, e indica o percurso para o Farmadrive.
A fachada de rua convida a para o espaço interior através de grandes janelas durante o dia, transformando-se numa generosa vitrine iluminada durante a noite.
A circulação e estacionamento automóvel foram cuidadosamente articulados na área envolvente, enquanto o interior da farmácia foi organizado com atenção às disposições regulamentares, assegurando uma clara separação entre a área de acesso dos utentes e o espaço reservado aos profissionais de saúde.
Publicado em:
www.archdaily.com
www.archdaily.com.br
No centro da farmácia encontra-se um amplo espaço de atendimento com uma zona premium para eventos especiais de saúde, beleza e bem-estar. A integração de um robô dispensador de medicamentos, simplifica e agiliza a gestão dos medicamentos dos pacientes. Este elemento central permitiu a organização eficaz do espaço separando a área de público das áreas privadas como o laboratório, armazenamento, entrada de serviços, área de medicamentos e o espaço interno do Farmadrive.
Os materiais e cores utilizados no interior refletem uma paleta urbana de tons neutros, criando um ambiente sereno e contínuo, onde os produtos e embalagens ganham destaque nas prateleiras e expositores.
Exteriormente, os panos de parede em branco rematam com um lambrim de encontro com o pavimento de igual materialidade, incluindo o pátio que envolve a zona premium, a máquina de venda automática de produtos de saúde e o posto de atendimento do Farmadrive.
O projeto busca promover a visibilidade e o contato visual entre o interior e o exterior, criando proximidade tanto para quem circula na via pública quanto para os transeuntes.
Em resumo, a obra adota uma linguagem arquitetónica discreta, com elementos que conferem identidade ao contexto em que se insere, como a platibanda, o pátio e a entrada, contribuindo para a urbanidade do local e reforçando a Farmácia da Devesa como um espaço de saúde diferenciado na cidade.