Uma nova loja de óculos, em pleno centro histórico da cidade berço de Portugal, foi o desafio colocado pela ‘Novaóptica’ para a sua loja de produto de alta gama e consultório de optometria.
As proporções dos 72 metros quadrados do espaço intervencionado segue a tipologia dos edifícios históricos com uma largura que varia entre os 2,6 metros na montra e os 4 metros no espaço médio. Apesar do peso histórico do local, o espaço tinha já sido desvirtuado, com elementos estruturais em betão salientes das paredes e teto.
Publicado em:
www.archdaily.com.br
O ponto de partida conceptual foi a criação de um elemento vertical ondulante que recobre todas as paredes e reduz a perceção visual da profundidade e os limites físicos da loja, unificando todo o espaço de venda.
O design curvilíneo deste elemento transforma-se e adequa-se às necessidades dos diferentes zonamentos do programa, integrando os vários elementos funcionais.
A frente de loja é o interface que medeia o espaço exterior com o interior da loja.
À falta de largura de montra para a rua, esta foi desenhada de modo a usar toda a promenade desde o exterior até ao interior da loja, estendendo-se formalmente pelo painel expositivo no interior.
Os óculos apresentam-se ao longo do painel ondulante em quatro níveis de retro iluminados através da base em acrílico opalino e iluminado por cima em fita de led encastrada, de modo a destacar e valorizar o produto exposto.
As diferentes formas das prateleiras permite um uso diferenciado e diferentes arranjos por parte do vendedor. Por baixo, portas dissimuladas num elemento ondulatório ocultam as gavetas necessárias para o armazenamento.
O balcão surge isento no meio da loja, moldando-se aos diferentes momentos do atendimento, desde a passagem fácil para o contacto direto com o cliente, passando pelo atendimento de pé, até ao contacto sentado, através de um prolongamento resguardado em balanço. A rematar, o painel envolve a zona de espera, entreabrindo a passagem para o gabinete de optometria.
Todos os elementos da loja foram executado em MDF por mestres marceneiros locais, conjugando o saber de construir tradicional com os desenhos de modelos 3d.
De modo a acentuar o carácter escultórico, toda a iluminação e feita através de fita led encastrada no teto falso. A iluminação em aplique serve apenas para pontuar zonas específicas. A perceção geral é de um espaço que, por meio de suas linhas sinuosas abraça e convida o visitante, oferecendo uma nova abordagem para a loja de ótica.