O projeto visa a remodelação e ampliação de um Lar de Idosos, e surge da necessidade de aumentar a atual capacidade de catorze camas para um número que assegure a sustentabilidade económica do mesmo.
O equipamento em causa encontra-se instalado num edifício também destinado a outros fins (creche, centro de dia, lar de idosos e apoio domiciliário), pelo que a salvaguarda da independência das diferentes áreas funcionais se assume como uma questão central no desenvolvimento da proposta.
A intervenção passa pela introdução de um novo volume em estrutura leve sobre o edifício em granito existente; a requalificação do piso inferior e a redefinição do sistema de circulação, que articule as diferentes valências do edifício garantindo o funcionamento autónomo de cada uma delas.
Toda a intervenção se regeu pela viabilidade funcional e económica do projeto, desde as intervenções “cirúrgicas” no existente até ao novo piso.
O resultado é a proposta de um renovado equipamento de apoio social, adaptado à sua nova escala, pautado por uma imagem que reflete o seu caracter institucional.