About Us

Our work strives to enhance our sense of surroundings, identity and relationship to others and the physical spaces we inhabit, whether feral or human-made.

Selected Awards
  • 2004 — Aga Khan Award for Architecture
  • 2009 — Mies van der Rohe Award
  • 2013 — AIA/ALA Library Building Award
  • 2015 — Best Interior, Designers Saturday
  • 2016 — AIA New York Honor Award

Arquitetura

O projeto de arquitetura reúne as informações necessárias para a execução da fase de obra.

É o elemento fundamental que congrega as restantes especialidades, e que se realizará primeiramente.

O projeto deve, acima de tudo, expressar e materializar as intenções definidas na fase de enquadramento, tendo em linha de conta as características únicas de cada local.

01

Primeiro passo

Enquadramento

Serviço de exploração das necessidades do cliente.

Traduz-se numa reunião preliminar que serve como ponto de partida para a definição de um Programa Base dos desejos do cliente.

Complementarmente, poderá ser feita uma avaliação arquitetónica das potencialidades do local escolhido para a intervenção.

02

Segundo passo

Estudo Prévio

É nesta fase que se desenvolve a ideia do projeto, tendo por base os aspetos definidos na fase anterior. 

Define-se o conceito geral e a organização dos vários espaços e a sua relação entre eles e com o exterior. A abordagem definida é partilhada em reunião, onde se apresentam esquissos, desenhos técnicos e maquetes que ilustram a proposta, de modo a ser definido, em conjunto, o resultado a obter.

São retificadas e alteradas as questões consideradas pertinentes, até se alcançar uma proposta conclusiva.

03

Terceiro passo

Projeto Base

Após as linhas gerais do projeto estarem definidas, é elaborada toda a documentação necessária para a aprovação do licenciamento junto das entidades municipais e restantes organismos.

Os projetos para o licenciamento podem variar tendo em conta as necessidades de cada obra. É garantida a coordenação entre os projetos de especialidades e a arquitetura.

A aprovação desta fase é necessária para se poder solicitar a emissão do alvará de obra e iniciar a construção.

As obras de interior consideradas de escassa relevância, não carecem de licenciamento, sendo deduzida a presente fase.

04

Quarto passo

Projeto de Execução

Esta é uma fase muito importante, pois assegura uma melhor execução, minimizando custos e erros de obra.

Consiste no conjunto de peças escritas e desenhadas necessárias à execução da obra, onde se especificam e

detalham todos os trabalhos a realizar.

É com base nestes elementos que se realiza a obra. Por norma, realiza-se um concurso de empreitada onde várias equipas de construção apresentam preço para as peças escritas e desenhadas discriminadas, que compõem o Programa de Concurso de Obra.

Quando necessário, fazemos o acompanhamento na fase de Concurso de Obra a realizar, de modo a verificar e garantir o investimento definido, podendo haver uma fase de esclarecimento de dúvidas aos concorrentes.

05

Quinto passo

Assistência Técnica

Finalmente, durante a fase de construção da obra, efetua-se a assistência técnica onde são prestados todos os esclarecimentos a dúvidas de interpretação dos elementos de projeto, bem como o fornecimento de elementos complementares à sua execução.

Quando solicitado, realizamos o acompanhamento à obra mais dedicado, de modo a esclarecer a informação fornecida e as dúvidas que surjam por parte dos executantes de obra.